Inov(ação)

Estava isolada havia 25 dias, mais tempo que a maioria das pessoas, pois se antecipou nesse resguardo, sendo rotulada de superprecavida, entre outros apelidos...Mas, pouco importava, cada um sabe onde lhe aperta o sapato e ela bem sabia que - sozinha na cidade - não poderia nem correr o risco de adoecer, sob pena de perder, por tabela a capacidade produtiva, a saúde e até - Deus a livre – a vida! Enfim, trabalhava apenas e tão somente de casa, saia só para comprar alimentos e não tinha contato nem com a amiga e vizinha mais próxima.



Em meio a tanto cuidado soube que um par de trabalho muito querido precisou se submeter a uma cirurgia de urgência. Ficou assustada! Procurou saber do que se tratava e logo entendeu que estava tudo “sob controle”. No dia seguinte se alegrou com a alta que o colega recebera. Qual não foi sua surpresa ao receber a ligação desse mesmo colega, dois dias depois, lhe propondo que apresentasse um programa inovador, interativo e sobre assunto que ela, amante da boa mesa, adorava?! “Criei um formato para TV. Nele, o público vai votar e escolher a receita que quer aprender, ao vivo, tirando dúvidas com o chef e entendendo todo o processo e operação dos restaurantes, se aproximando da marca e ainda concorrendo a refeições, sem custo! Quero que você apresente esse programa!”, disse o colega, do outro lado da linha.


Ficou perplexa pela superação, criatividade e ousadia daquele gesto! Diante dele, realmente não pode negar o convite! Aceitou! E, por mais determinada que estivesse a se manter isolada, entendeu que deveria seguir adiante e abraçar a causa! Em questão de horas, seu colega providenciou um belo restaurante, que reabriu, com exclusividade, para receber a equipe do Show Gastronômico, esse é o nome do programa! Lá, chegaram para gravar a chamada da atração que estrearia no dia seguinte! Encontraram uma Chef diligente, apaixonada por seu ofício e super disposta a aproveitar a oportunidade, ao máximo! Melhor cenário, impossível!

Fora, enfim, um belo pontapé inicial! Na data da estreia, uma manhã de domingo ensolarada, conseguiram reunir um número bem razoável de espectadores, que acompanharam o preparo da receita vencedora e de outra surpresa, fizeram perguntas, interagiram, do início ao fim da transmissão ao vivo! Foi emocionante! Era um grito de resistência e reinvenção, tanto da equipe quanto do setor gastronômico, assim como do público confinado, sem segurança até para ir comer fora! Enfim, uma grande confraternização promovida pela genialidade de Gelson Antunes, criador e diretor do programa.

Dali em diante, logo agendaram com o segundo restaurante, que os recebera em plena Páscoa! Foi comovente ver parte do público ir ao set de filmagem e transmissão, mesmo ameaçados pelo covid-19! Foi lindo perceber que estamos todos juntos, reaprendendo a viver em cooperação, em coletivo! Rumaram para o terceira edição, quando ousaram expor a realidade de um bar, mas também adaptaram a operação para reduzir os riscos de contágio pelo covid-19, já que jogavam com a própria vida e trabalhavam de maneira ainda mais vulnerável que os profissionais da saúde, uma vez que não conseguiam conjugar a operação de câmeras e a necessidade do público pela leitura labial, com o uso de máscaras cirúrgicas. Então, implementaram máscaras transparentes, mas que abrangem o rosto todo. Porque, além de resguardar a própria saúde precisavam dar exemplo, como é devido a qualquer profissional cujo trabalho vai a público.

Nas internas, aquele acessório rendeu apelidos e risadas, o que tornou tudo mais leve! Já que eram apenas três pessoas responsabilizadas por tudo! Desde pensar nos equipamentos, na tecnologia necessária para fazer uma transmissão profissional ao vivo, nos roteiros, nas atrações complementares, nos convidados escalados, nos registros de foto, no making off, na campanha que deveria ser veiculada previa e posteriormente a cada edição do programa, nos restaurantes que os receberiam e, principalmente, na prospecção de anunciantes e apoiadores. Afinal, promoviam uma tremenda ajuda para que restaurantes não sucumbissem à crise ocasionada pela pandemia, enquanto congregavam público crescente em torno desse movimento! Toda essa vitrine tem muita utilidade para marcas, empresas e profissionais autônomos, que também precisam estreitar com o público, sob pena de não sobreviver à crise. Assim, conseguiram o primeiro anunciante, prospectavam outros tantos, continuavam a caminhar!

Outro dia, enquanto se preparavam para a gravação da chamada que celebrará uma mês da atração, percebeu em seu diretor um semblante de dor, diferente do habitual. De pronto, perguntou o que estava acontecendo e teve como resposta o desconforto causado pelo cateter. Olhou para aquele homem, se inspirou ainda mais por sua bravura e resolveu que nada os pararia! Afinal, o sonho idealizado já era realidade! Diante das condições mais adversas iniciaram uma revolução na forma de fazer, vender, consumir comida, conhecimento gastronômico, presentear o público e se confraternizar com ele! O Show Gastronômico é uma festa para qual todos estão convidados! E a próxima edição acontece às 11h do domingo, 26 de abril, pelo @Show Gastronômico, no Facebook. Participe!


Assim se sentiu e escreveu, com exclusividade, para a Cla Magazine, Raquel de Andrade.

Essa crônica tem periodicidade semanal e é renovada às sextas-feiras.



Insta: @raquelmedandrade

raquelmedandrade@gmail.com

41 99108-6401

189 visualizações

2020  -                                      CLA Magazine  Todos os Direitos Reservados