Parada LGBT de SP tem manifesto pela democracia em sua edição online!

Definitivamente a maior Parada LGBT do mundo, esse ano a manifestação de São Paulo migrou da da avenida Paulista para o YouTube. Nesse domingo 14 de junho de 2020 às 14h, em diversos canais, incluindo o Dia Estúdio e YouTube Brasil . No Dia Estúdio o público chegou a mais de 30 mil pessoas aproximadamente. A transmissão teve como início o discurso da presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT ( APOGLBT) , Claudia Garcia.

"Estamos ocupando esse espaço de expressão virtual. Você que está aí, está participando da parada agora, estamos fazendo valer a nossa voz. O nosso tema esse ano é democracia, exatamente por causa de tudo que está acontecendo. Imaginem que vocês estão na avenida Paulista, vamos gritar por democracia, contra a homofobia, contra o racismo"




O evento contou com a apresentação de Fih e Edu, da Diva Depressão, além da participação de nomes como, Lorelay Fox, Nátaly Neri e Spartakus Santiago. Outros defensores da causa estiveram presentes. A transmissão contou com shows de Glóra Groove Ellen Oléria e Daniela Mercury. Daniela, inclusive, é um dos nomes de peso que apoiaram o evento, que também foi transmitido em seu canal oficial no YouTube. Katy Perry aparece em um depoimento previamente gravado e Ivete Sangalo que deixou seu recado de apoio a comunidade.

"Cabe a nos construir uma sociedade de respeito. E você pode ajudar uma das entidades ligadas à Associação da Parada. Se cada um ajudar um pouco, faremos a diferença"

A estrela pop Mel C, Spice Girls, concedeu entrevista à Lorelay Fox. Falou sobre a gratidão em poder e dar visibilidade à comunidade LGBT, em especial dando suporte aos jovens. "Me faz ser muito grata, sentir mais autoaceitação. A força que encontrei nas pessoas me fez mais forte", disse. "Se cuidem. Vamos todos ficar pensando na festa que faremos quando tudo isso acabar. E vamos nos apoiar nesse momento."


Assim como da Parada de 2019, a transmissão ganhou tom bastante político, anunciou como tema democracia. A influencer Louie Ponto em um vídeo explicou no que consiste o termo e de onde surgiu o atual momento sistema.

"Não quer dizer que a democracia, como sistema, seja um problema. Mas deve ser para todos. Embora vivamos um regime democrático, não garante lazer, educação para todos, permite o genocídio das populações pobres, indígenas e LGBT. Sem diversidade, não existe democracia".

O Prefeito Bruno Covas, atestado nesse dia 13 de junho positivo para Covid 19, exaltou o evento e o tema escolhido através de um video durante a transmissão. "Quero parabenizar a organização da parada e dar boas vindas a você que veio para São Paulo, ainda que virtualmente". Bruno comentou também sobre as ações da prefeitura, que coloriu prédios históricos com as cores da bandeira LGBT, "para dar um pouco do clima dessa grande festa", disse. "Queria também parabenizar a escolha do tema democracia, nunca foi tão importante. Pessoas tiveram que morrer para a gente falar o que pensa na cidade de São Paulo. Viva a diversidade, vida a democracia."...


A médica Thelma Assis, vencedora do BB20 disse: "Me identifico com várias pautas da comunidade LGBT" Thelma , participou de um debate durante atransmissão. Com Spartakus Santiago e Nátaly Neri, debateu sobre racismo, marginalização das mulheres negras e sobre a importância de voz a essa classe. "Tem várias pautas que tem tudo a ver com minha história de vida, a causa da adoção da comunidade LGBT, por exemplo. São pautas importantíssimas que a gente tem que se unir para bater de frente com uma sociedade extremamente preconceituosa", afirmou.

137 visualizações

2020  -                                      CLA Magazine  Todos os Direitos Reservados