"Paraná para Amar" 02-11-20

Atualizado: Jan 31

Dano ambiental


Duzentas mil árvores nativas podem ser derrubadas, no Paraná, para viabilizar instalação de linhas elétricas, por meio de obra operada pela multinacional francesa Engie. Espécies como pau-marfim, imbuia e até a emblemática araucária, que integra a lista de espécies ameaçadas de extinção, segundo a União Internacional de Conservação da Natureza (UICN).


Foto: Conhecimento cientifico


Abraço


Uma das expressões de afeto mais comuns à nossa cultura foi inviabilizada pela pandemia. Talvez, por isso mesmo, o valor de abraçar e ser abraçado(a) tenha ficado tão evidente para todos! Inclusive, a designer de joias Maria Dolores se inspirou nele para criar a coleção que lançou, simultaneamente, em todas as suas lojas, inclusive na do Shopping Pátio Batel. Estive por lá e saí bem impressionada pelo simbolismo das peças. A da foto é o brinco homônimo à coleção, feito com

Foto: Raquel de Andrade

liga melálica rodinada e rodalita.







Alerta do Ártico


Um time multinacional de cientistas, em expedição no navio oceanográfico russo R/V Akademik Keldysh, detectou escape de metano de depósitos congelados no Laptev Sea (Oceano Ártico). O efeito estufa do metano é 80 vezes mais potente que o do CO2 ao longo de 20 anos. É preciso investigar se essa fonte, até então desconhecida, é recente e seu potencial de alterar a concentração do metano atmosférico e afetar o clima. Além disso, o metano causa a acidificação da água do mar, podendo ser prejudicial à vida marinha. Contribuição da Dra. Ana Paula B. Moreira, bióloga e pesquisadora na UFRJ.



Foto: Jornal Correio

Memória


Um dos casarões antigos e muito charmosos de Curitiba é o da foto abaixo. Ele fica no Batel, onde - protegido - pela saída de funcionários do Shopping Pátio Batel, cria um reduto que transporta quem passa por ali no tempo. Eu mesma tive a sensação de estar em outra década e até em outra cidade, mais remota e ao extremo sul do continente. O imóvel foi construído na década de 1910, por Henry Gomm, negociante de erva-mate. Aliás, o produto ensaia retomada de seu ciclo, através de entusiastas do consumo local, que a capital paranaense boa variedade dele. Algumas das quais podem ser encontradas na Locavorista. 41 3121-1720.



Foto: Gshow



CWB Gourmet - Adaptação


A pandemia criou a oportunidade de Simone Tanus adaptar os serviços realizados através da Salines Gastronomia, marca por meio da qual atendia casamentos, com um cardápio requintado. Com o adiamento dos eventos e também com a diminuição do público diário que a marca também atende, através do buffet por quilo, a empresária passou a oferecer os sabores das festas através do delivery. Essa semana, eu e Cla Ribeiro provamos um dos pratos e aprovamos! O peixe empanado com coco e farinha panko é saboroso, crocante e delicado, assim como o risoto de limão siciliano, que também agrega o toque aromático e aconchegante à refeição. Quem vê a embalagem típica de quentinha e faz pouco caso não sabe o que está perdendo! Informações e encomendas podem ser feitas através do 41 9972-2898.


Foto: Cla Ribeiro

CWB - Novidade


Depois de lançar o Sunset, o Castelo do Batel passa a funcionar para jantares, regularmente, às quintas, sextas e sábados. Assim como para almoços aos sábados e domingos. Adoro delicadezas e, quando estive por lá, a convite da casa, provei o potage de pinhão e petit gâteau de goiaba com gelado de queijo brie. Ambos divinos, além de excelentes pedidas para quem quer degustar algo leve, delicioso, regional e original! Inclusive, o primeiro prato é uma adaptação de receita da matriarca Lupion, família que é proprietária e gestora do Castelo. Reservas: 41 99754-0096.


Foto: Inesquecível Casamento


Motivação


Segundo o psicanalista João Pedro Roriz quem não tem motivação, na verdade, não tem motivo! O parecer foi partilhado com o público durante a última casual live da CLA Magazine, na qual o também escritor de trinta e cinco livros publicados falou sobre o assunto mencionado, deu dicas de como podemos lidar com a pademia de forma construtiva e ainda comentou as correlações entre a literatura e psicanálise! Quem perdeu pode converir no feed do perfil que a revista mantém no Instagram


Foto: Divulgação


raquelmedandrade@gmail.com

Insta: @raquelmedandrade

41 99108-6401



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Humano

2021 CLA Magazine  Todos os Direitos Reservados