Paraná para Amar - 09-11-2020




Justiça


Curitiba foi mais uma das cidades brasileiras a sediar o ato público “Estupro Culposo não existe!”, uma das respostas que a sociedade dá à absolvição de André Camargo Aranha, acusado de estuprar Mariana Ferrer, depois de dopá-la. A vítima também foi humilhada pelo advogado de defesa de Aranha, o que aumentou a revolta popular e me fez entrevistar o presidente do Tribunal de É tica e Disciplina da OAB-PR, Renato Andrade, assim como a deputada federal Lídice da Mata, que propôs lei com a finalidade de proteger vítimas de crimes como esses, bem como a historiadora Maria Victória Rui, uma das engajadas com a manifestação que mencionei no início desta nota. Todas as entrevistas podem ser conferidas em meu perfil do instagram, o @raquelmedandrade


Portal Faxinal


Cientistas em defesa dos manguezais do Paraná


O Brasil conta com 10% dos manguezais que restaram no mundo. Cerca de 80-90% das espécies marinhas de importância comercial habitam os manguezais em pelo menos uma das suas fases de vida. Dentre estas, o mero (espécie Vulnerável, segundo a IUCN – International Union for Conservation of Nature), o camarão-rosa, robalos e tainhas. No Paraná, mais de 31.000 hectares de manguezais enriquecem o litoral pouco extenso em comparação a outros estados. Pesquisadores da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná) conduzem o projeto de pesquisa sobre “A efetividade de UCs na conservação dos manguezais paranaenses”, motivados por indícios de degradação – como lixo e esgoto, que reforçam a necessidade da conservação destes ecossistemas. Contribuição da Dra. Ana Paula B. Moreira, bióloga e pesquisadora na UFRJ.



Portal Paraná


CWB Gourmet – Tradição


Diante da proximidade de mudança de bairro, comecei a ficar mais atenta e curiosa sobre lugares dos quais estarei mais distante dentro pouco tempo. Um deles é o tradicional restaurante Kharina, que foi um dos primeiros a inovar e servir o sanduíche aberto, desconstruído e muito confortável, servido em prato. Diferente do que o ocorre com os demais, não nos sujamos, nem escancaramos a boca para morder. Para completar, cada componente deste clássico da casa é bem feito. Hamburguer suculento e macio, queijo farto e derretido sobre a carne, cebola bem caramelizada, picles, salada de folhas, pão macio e uma maionese deliciosa, feita na casa! Enfim, uma pedida ideal para quem quer diluir a culpa e o desconforto por comer fast food, ocasionalmente. Até porque, entendo que este prato superou a categoria, pelo esmero com que é feito! Para completar, o restaurante faz oferta de brigadeiros de copo em combo promocional, com café expresso, o que fecha a refeição à perfeição. Já que o doce chega morninho e sedoso à mesa, contrastando com o café encorpado.



Foto: Kharina Divulgação


Testamos

No embalo da despedida que faço aos poucos do bairro atual, achei por bem conhecer o Essenciale Beauty e SPA. Localizada entre Água Verde e Batel, a casa é ampla e se dedica à beleza. Pude testar o que é pertinente aos cabelos, através de tratamento da Truss e corte. Ambos feitos pela Juliana, gaúcha que acaba de chegar em Curitiba, para embelezar as madeixas de todas! A moça é especializada em colorimetria, o que também garante segurança para quem quer mudar o tom original dos fios. Sou conservadora no que diz respeito à minha morenice e preferi agradecer, mas recusar a oferta dela. Então, posso falar do tratamento e do corte. Adorei ambos! Senti os fios mais preenchidos, macios, com o caimento e movimento que minhas ondas pedem. Recomendo a Ju e estabelecimento, com confiança, para os dois serviços!





Vinho


Fui papear com a Cícera, da Claf Vinhos e provei o Vivant, mais uma das muitas alternativas que descomplicam o consumo de vinhos, já que condicionam a bebida em lata! Este rótulo, em especial, é o Vivant, um 100% Chardornnay, fabricado no Rio Grande do Sul, que leva a proposta do descomplicado a sério, já que se trata de um vinho jovem, sem complexidade, com bastante mineralidade, mas bastante persistente na boca, o que faz dele uma harmonização perfeita para frutos do mar e frango. Na Claf é vendido por R$19.




Foto: Divulgação



CWB Gourmet – Doces


Na sexta-feira, recebi um bolo da marca Formigueiro. Ela oferece diversos sabores e tamanhos, sob demanda, o que inclui alternativas salgadas também. O que degustei foi a alternativa doce batizada de “Dois Amores”. A sobremesa é construída a partir de bolo de massa branca, saborosa, leve e equilibrada, com aro de 19 centímetros, sobre o qual há farta cobertura de brigadeiro branco e negro, ambos em pontos líquidos. Ao cortar a primeira fatia o efeito vulcão se faz sentir, através de uma avalanche de cobertura alternada e acabada com pedaços delicados de chocolate sólido. Uma delícia!



Foto: Institucional

raquelmedandrade@gmail.com

Insta: @raquelmedandrade

41 99108-6401


124 visualizações

2020  -                                      CLA Magazine  Todos os Direitos Reservados